top of page

Notícias

Diretor do Hemosc e prefeito Beto passos falam sobre fechamento do órgão na cidade

  • arteradioplanalto
  • 3 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

O fechamento da unidade de Canoinhas do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) nesta segunda-feira (2) pegou muita gente de surpresa. As coletas através do órgão eram realizadas na cidade desde janeiro de 2009 e foram interrompidas, segundo o comunicado oficial do Hemosc, devido à economia de recursos.

Justificativa

De acordo com dr. Rodolfo João Ramos, diretor-geral substituto de Hemosc, que concedeu entrevista ao vivo de Florianópolis à Rádio Clube, a decisão não foi apenas do órgão, mas foi tomada em conjunto com o o Governo do Estado de Santa Catarina.

“Não foi uma decisão só nossa. Foi envolvendo o Governo do Estado. O João Paulo Kleinubing, secretário de saúde do Estado, estava ciente e falou pra gente fazer isso: fechar a unidade de coleta de Canoinhas”, explicou Ramos. O diretor-geral substituto ainda disse que o fechamento da unidade da cidade irá otimizar a utilização do dinheiro público, “porque Canoinhas ficando aberta, saía muito caro para a gente fazer a coleta e levar o sangue a Joaçaba para ser processado.”

Prefeito de Canoinhas comentou a decisão

Sobre o fechamento da unidade de Canoinhas do Hemosc, o prefeito Beto Passos (PSD) disse entender a decepção experimentada pelos canoinhenses, mas garantiu que, apesar da surpresa, a possibilidade do encerramento das atividades na cidade já existia há algum tempo; “Fomos pegos de surpresa, e uma surpresa desagradável. Quero dizer a toda a população que esta não é uma matéria nova e que estes estudos estão sendo discutidos há cerca de seis meses. Nós recebemos um documento da Secretaria de Estado da Saúde, que foi encaminhado para o diretor do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, o senhor Derci Fontana, que fala sobre o serviço essencial da doação de Sangue”, contou Passos.

O prefeito disse ainda que também conversou com o diretor substituto do Hemosc, que garantiu que Canoinhas não deixará de ser atendida - o que mudará é a logística.

“Não é uma notícia boa, mas o funcionamento do Hemosc não conseguiu se atingir as metas necessárias para justificar o funcionamento”, completou Beto Passos.

Coletas serão realizadas uma vez ao mês em Canoinhas

Com as portas do Hemosc ficando fechadas em Canoinhas, o processo ocorrerá da seguinte forma: os profissionais que atuam na unidade de Joaçaba virão à cidade para realizar as coletas uma vez ao mês e retornarão para que o material seja processado naquele município.

De acordo com Rodolfo João Ramos, a decisão é definitiva e, portanto, a unidade já pode ser considerada fechada.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Categoria
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page