Estado usará verba federal para construir penitenciária em São Bento do Sul
- arteradioplanalto
- 10 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

O município de São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina, receberá uma penitenciária a partir de 2017. A obra de R$ 31 milhões será construída com parte dos R$ 57 milhões enviados pelo governo federal no começo dessa semana através do repasse de recursos do Fundo Nacional Penitenciário. O anúncio da estrutura foi feito pelo secretário-adjunto de Justiça e Cidadania do Estado, Leandro Lima, nesta terça-feira. A decisão foi tomada na noite de segunda-feira.
Segundo ele, a região Norte do Estado hoje é a que mais necessita de penitenciária, que o espaço dedicado a receber presos condenados. Os que ainda aguardam julgamento ficam em presídios:
— São Bento é a cidade que contempla o que a atual situação exige e fica dentro da estratégia prisional do Estado — afirma o secretário.
A obra em São Bento do Sul já estava prevista no programa Pacto Por Santa Catarina. No entanto, os recursos para todo o serviço não estavam garantidos. Por isso o Estado optou por colocar a verba na cidade do Norte do Estado. Além disso, a determinação do Ministério da Justiça era para que o valor enviado fosse aplicada em uma penitenciária.
— O projeto mais avançado que temos é o de São Bento do Sul. Lá é o local onde executaríamos o projeto dentro do que o governo federal exige — explicou Lima.
Ele diz que o terreno onde será construído o prédio foi doado por um empresário local. Ele não soube informar no momento o nome do bairro onde ficará a estrutura. Diante dos problemas enfrentados principalmente na Grande Florianópolis, onde prefeitos são contrários à construção de presídios, o secretário diz que já alinhou com o chefe do Executivo local que tomou posse no último dia 1º deste ano.
A obra na cidade de 81 mil habitantes começará ainda no primeiro semestre de 2017. A licitação será lançada em até 20 dias. A terraplanagem já foi finalizada. Serão 396 vagas.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Comments